quinta-feira, 5 de maio de 2011

MPX recebe licença para instalar térmica na região da Bacia do Parnaíba

agenciario.com
5/05/2011 - 16:40
Do Setorial News - Energia


A MPX, braço de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, recebeu licença de instalação para a construção de uma usina termelétrica movida a gás na região da Bacia do Parnaíba, informou nesta quinta-feira (5) a companhia.
A usina terá capacidade pra gerar 1.863 megawatt (MW) e será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
De acordo com a empresa, o insumo para suprimento da unidade será proveniente da produção de gás da OGX Maranhão, uma joint venture da MPX e OGX Petróleo e Gás.
“A obtenção da licença comprova a capacidade da MPX em desenvolver empreendimentos estruturantes e reforçam nossa convicção acerca da importância estratégica do complexo de geração térmica do Parnaíba, que deverá ser um marco na expansão da geração a gás no Brasil e contribuirá significativamente para o crescimento da MPX”, informou a companhia em comunicado.
O projeto é uma parceria entre a MPX, que tem 70% de participação, e a Petra Energia, com 30%.

Usina solar será inaugurada dia 25

Tn Petróleo
Fonte: Diário do Nordeste
Data: 04/05/2011 11:14
A primeira usina de energia solar do País já tem data definitiva para inauguração. No próximo dia 25 de maio, a MPX Tauá entrará em operação. A presença do empresário Eike Batista, proprietário do projeto, ainda não foi confirmada. Agora, resta apenas a finalização da construção da rede elétrica de 13,8 KV, que ligará o empreendimento ao sistema da Companhia Energética do Ceará (Coelce); e a instalação do sistema de comunicação via satélite e da estação de medição.
 
A Usina Solar de Tauá possui 4.680 painéis fotovoltaicos para captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica. No total, o projeto possui capacidade para gerar 1 MW, suficiente para abastecer cerca de 1.500 residências. A MPX já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para expandi-la para 5MW. Entretanto, a planta prevê uma expansão ainda maior, podendo atingir 50 MW.
 
Licenças
 
Desde o mês passado, a usina obteve a licença de operação do empreendimento do órgão ambiental estadual. Essa autorização libera o início da produção do local, com a verificação do cumprimento das exigências das licenças anteriores (Prévia e de Instalação), assim como do adequado funcionamento das medidas de controle ambiental e demais condicionantes.
 
A Usina Solar é o primeiro de três empreendimentos da MPX que entrará em operação no Ceará nos próximos meses. Em setembro, devem ser iniciadas as atividades da térmica Energia Pecém, em parceria com a portuguesa EDP. Em 2012, inicia-se os trabalhos da MPX Pecém 2.